terça-feira, 1 de outubro de 2013

Conjuração Mineira para 4º ANO

Fique por dentro dos principais fatos que envolveram a famosa Conjuração Mineira!

 


O que foi

A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro. O principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. O lema da Conjuração Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”. No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. A Conjuração Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. E significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. 

Principais integrantes da Conjuração Mineira (inconfidentes): 

- Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) – dentista prático, minerador e tropeiro
- Claudio Manuel da Costa – poeta
- Inácio José de Alvarenga Peixoto – advogado
- Tomás Antônio Gonzaga – poeta
- Francisco de Paula Freire de Andrade – coronel
- Carlos Correia – padre
- Oliveira Rolim – padre
- Francisco Antônio de Oliveira Lopes - coronel

Principais causas:

- Exploração política e econômica exercida por Portugal sobre sua principal colônia, o Brasil;


- Derrama: caso uma região não conseguisse pagar 1500 quilos de ouro para Portugal, soldados entravam nas casas das pessoas para pegar bens até completar o valor devido;


- A proibição da instalação de manufaturas no Brasil.


Objetivos principais:



- Obter a independência do Brasil em relação a Portugal;


- Implantar uma República no Brasil;


- Liberar e favorecer a implantação de manufaturas no Brasil;


- Criação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica.




A Questão da Escravidão



Não havia consenso com relação à libertação dos escravos. Alguns inconfidentes, entre eles Tiradentes, eram favoráveis à abolição da escravidão, enquanto outros eram contrários e queriam a independência sem transformações sociais de grande impacto.




O fim da Conjuração Mineira





O movimento foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis ao governador da província, em troca do perdão de suas dívidas com o governo. Os inconfidentes foram presos e condenados. Enquanto Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado, os outros foram presos e exilados na África.
  

Para lembrar sempre!!!


Quem passa por esta ruína, entre Conselheiro Lafaiete e São Braz do Suaçuí, no centro de Minas Gerais, usando a rodovia MG-383, imagina estar diante de mais uma história de fazendeiro falido.

Esta, entretanto, era a sede da fazenda de Inácio José de Alvarenga Peixoto, poeta e advogado mineiro que, junto com um grupo de amigos, usava a casa para planejar como se livrar do domínio da coroa portuguesa, no século 18. Entre eles estava o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que morreu pelo grupo como exemplo, tendo seu corpo esquartejado e pendurado em postes ao longo da Estrada Real.
 

 

Um comentário:

  1. Gostei do resumo sucinto e direto. Ajudou na pesquisa do meu filho!

    ResponderExcluir