domingo, 16 de fevereiro de 2014

5º ANO::: Texto trabalhado em sala (O pequeno raio de sol)


O pequeno raio de sol

Era uma vez uma menininha chamada Elza. Ela tinha uma avó muito idosa, com cabelos brancos e o rosto enrugado.
O pai de Elza tinha uma casa enorme no alto de uma colina.
Todos os dias, o sol entrava pelas janelas do sul. E tornava tudo claro e bonito.
A avó morava na ala norte da casa. O sol nunca chegava ao seu quarto.
Um dia, Elza disse ao pai:
— Por que o sol não aparece no quarto da vovó? Eu sei que ela gostaria de vê-lo.
— O sol não pode entrar pelas janelas do norte - disse o pai.
— Então vamos virar a posição da casa, papai.
— Ela é muito grande para isso -, disse o pai.
— A vovó nunca terá os raios de sol em seu quarto? – perguntou Elza.
—Claro que não, minha filha, a menos que você consiga levar alguns até lá.
Depois desta conversa, Elza pensou e pensou num jeito de carregar os raios de sol até a sua avó.
Quando ela brincava nos campos, via a grama e as flores balançando. Os pássaros cantavam docemente enquanto voavam de árvore em árvore.
Tudo parecia dizer: — “Nós amamos o sol. Nós amamos o sol quente e luminoso.”
— Vovó também amaria o sol, pensou a criança. Eu preciso levar um pouco para ela.
Quando ela estava no jardim, uma certa manhã, sentiu os raios dourados e quentes do sol em seus cabelos louros. Sentou-se e viu os raios em seu colo.
— Vou apanhá-los com o meu vestido - pensou -, e levá-los até o quarto da vovó. - Então, ela se levantou e correu para dentro da casa.
— Veja, vovó, veja! Eu trouxe uns raios de sol para você -, ela gritou. E abriu o vestido, mas não havia nenhum raio de sol.
— O sol vem nos seus olhos, minha criança - disse a avó -, e ele brilha nos seus ensolarados cabelos dourados. Eu não preciso de sol quando tenho você comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário