sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Planetas do sistema solar - 5º ANO

Entenda como é constituído o sistema solar.


Introdução

O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.

Planetas

Existem oito planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a  União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetoide. 

Confiram um resumo de cada um dos planetas que constituem o sistema solar.

Mercúrio

Mercúrio é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o planeta mais próximo do Sol e está localizado entre o Sol e o planeta Vênus. Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romana Mercúrio (mensageiro do deus Júpiter). A primeira observação deste planeta, através de telescópio, foi realizada em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei.

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar (40% menor do que o planeta Terra). O diâmetro equatorial de Mercúrio é de 4879.4 km. A superfície de Mercúrio é semelhante à lunar, isso porque esse planeta sofreu intensos impactos de meteoritos. Mercúrio não possui satélites conhecidos, o que ocorre também com Vênus, e por essa razão são chamados de “planetas sem-lua”.

O movimento de rotação de Mercúrio está diretamente ligado com o período orbital, que gira uma volta e meia a cada órbita. O tempo gasto para completar o movimento de rotação é de 59 dias. Segundo cientistas, o planeta Mercúrio teria se formado no mesmo período que a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos. Mercúrio apresenta temperatura máxima que pode atingir 430°C (parte iluminada pelo Sol) e temperatura mínima (parte não iluminada pelo Sol) que chega a -170°C, considerado um dos planetas mais quentes do sistema solar.

Vênus

Vênus é um planeta que faz parte do Sistema Solar. Está localizado entre os planetas Mercúrio e Terra. Tem esse nome em homenagem a Vênus (deusa do amor da mitologia romana). Vênus é um dos astros mais brilhantes do céu no período noturno.O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição.

Vênus é um planeta extremamente quente. A temperatura média na superfície deste planeta é de 400°C durante o dia e é o planeta de maior proximidade com a Terra, está distante entre 40,2 milhões de quilômetros e 260 milhões de quilômetros, essa variação é oriunda da órbita que os respectivos realizam em torno do sol.

Terra

O planeta Terra é o terceiro planeta do nosso sistema solar. Tomando o Sol como referência, essa distância, de aproximadamente 150.000.000 km, representou uma série de conjunturas favoráveis para a formação de vida no planeta. Neste caso, a quantidade de radiação solar que chega até a atmosfera e à superfície do planeta acabou permanecendo em níveis satisfatórios, sendo regulados também pela camada de gases que envolvem a Terra conhecida como atmosfera.

No planeta Terra as plantas utilizam calor para realizar a fotossíntese e durante o processo de evapotranspiração as espécies vegetais convertem a radiação solar em calor latente. O calor ativa o ciclo hidrológico, promovendo o escoamento da água dos rios em direção aos mares e oceanos, formando as chuvas e fornecendo umidade. O ciclo da água é o que diferencia a Terra dos outros planetas do sistema solar. Qualquer indício de água em outros planetas, nem que esteja congelada e em pequenas quantidades, é o primeiro indicador para comprovar que nesse planeta ocorre ou ocorreram condições favoráveis à vida como nós conhecemos. A água é um dos principais elementos responsáveis para o efeito estufa, além de ser, evidentemente, essencial para todas as formas de vida. Além de todas essas qualidades, a água é um poderoso agente erosivo, contribuindo para esculpir o relevo terrestre.

Marte

Marte é o quarto planeta em distância em relação ao Sol e pode ser visualizado sem ajuda de  telescópio do planeta Terra. Tem uma atmosfera rarefeita e assemelha-se à Terra em vários aspectos. A temperatura pode atingir 120°C negativos. Sua atmosfera é formada de elementos tais como:  gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio. A temperatura média de Marte é de aproximadamente 59 graus celsius negativos. Nos últimos anos tem sido o planeta mais estudado por agências espaciais do mundo todo, pois existem planos de buscar algum tipo de vida em marte e também projetos futuros e estudos para colonizar Marte. Grande parte destes projetos espaciais pertence a NASA.
No ano de 2000, surgiu a primeira evidência de que havia água em Marte. Foram encontrados sinais de erosão no território marciano, indicando a existência de canais de água no subsolo marciano. Também foram encontradas amostras de gelo em Marte. Estes indícios aumentaram a esperança de que, futuramente, a NASA poderia enviar naves espaciais tripuladas para Marte, com o objetivo de colonizar o planeta vermelho. A água seria essencial para este propósito.

Júpter

Júpiter é um planeta do sistema solar que se destaca pelo tamanho, pois é considerado o maior de todo o conjunto de planetas do sistema. Ele está posicionado no sistema solar em quinto lugar, tomando como referência o Sol.

Esse é um dos planetas que possui anéis, é também conhecido por Grande mancha vermelha. Quanto ao tamanho, Júpiter possui uma massa que supera a terrestre em 318 vezes e, em relação ao diâmetro, é onze vezes maior que a Terra.

Júpiter é um planeta gasoso formado por pó e gás hidrogênio que se encontra em uma etapa de transformação retardada. Júpiter é o quarto corpo mais brilhante no céu, superado somente pelo sol, lua e Vênus. A atmosfera do planeta é constituída por cerca de 86% de hidrogênio metálico, além de hidrogênio líquido e gás hidrogênio.

Saturno

Saturno é um dos planetas do Sistema Solar, é o sexto planeta – se contado a partir do Sol. Está situado entre Júpiter e Urano.É o segundo maior planeta do Sistema Solar, superado somente por Júpiter. O destaque principal de Saturno é o seu sistema de anéis, esses podem ser visualizados da Terra.


Saturno é constituído, majoritariamente, por gases, o hidrogênio responde por 97%, além de um pequeno percentual de hélio. A parte interna é composta por um núcleo rochoso e gelo, envolvidos por uma camada de hidrogênio metálico e uma camada de gases.

Urano

Urano é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o sétimo planeta do sistema solar em relação ao Sol e está localizado entre os planetas Saturno e Netuno. Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia grega Urano que personificava o Céu. Foi descoberto em 13 de março de 1781 pelo astrônomo inglês de origem alemã William Herschel.

A absorção da luz vermelha pelo metano faz com que Urano tenha uma coloração azul-esverdeada, característica única entre os planetas do sistema solar. Outra peculiaridade é a forma como ocorre o movimento de rotação – gira deitado, apresentando sempre um dos polos voltados para o Sol.

Netuno

Netuno é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o oitavo planeta do sistema solar e o mais afastado do Sol. Tem esse nome em homenagem ao deus romano dos mares e oceanos. Através de cálculos matemáticos foi possível identificar Netuno. Esse fato ocorreu em 1846, quando os astrônomos John Couch Adams e Urbain Le Verrier analisaram perturbações gravitacionais na órbita de Urano, que é o planeta mais próximo a Netuno. Maiores informações foram obtidas em 1989, por meio da sonda espacial Voyager 2. 

Último planeta do sistema solar, tendo o Sol como referência, Netuno possui diâmetro de 49.528 quilômetros, sendo o quarto maior em tamanho. Esse corpo celeste, assim como Júpiter, Saturno e Urano, é considerado um planeta gasoso, cuja atmosfera é composta principalmente por hidrogênio, hélio e metano.

Netuno apresenta coloração azulada em virtude da concentração de gás metano. Outra característica peculiar é a Grande Mancha Escura, que tem tamanho equivalente ao da Terra. Até o momento, foram identificados 13 satélites naturais (Luas) desse planeta, sendo que os dois mais importantes são Tristão e Nereida.

A distância média de Netuno em relação ao Sol é de aproximadamente 4,5 bilhões de quilômetros, fato que influencia diretamente na temperatura local: 200 graus Celsius negativos. Além das baixas temperaturas, os ventos podem atingir até 2 mil quilômetros por hora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário