quinta-feira, 16 de junho de 2016

PREPARATIVOS PARA ESTUDO DO MEIO (PESQUISA DE CAMPO) NO ZOOLOGICO CIGS

ESCOLA: E. E. WILMA VITORIANO GEBER
5º ANO: VESPERTINO
PROFESSORES: MARCELO E MARINALVA



 
ESTUDO DO MEIO

Pesquisa de campo a ser realizada no Zoológico CIGS




ATIVIDADE PEDAGÓGICA VALENDO NOTA

O estudo do meio valera nota para todas as matérias do 2º BIMESTRE


DATA PREVISTA


22/06/2016


PONTO DE PARTIDA


E. E. Wilma Vitoriano Geber




HORÁRIO PREVISTO DE SAÍDA E RETORNO


Saída prevista: 13:00

Retorno previsto: 17:15



VESTIMENTA

Camisa da escola e calça jeans



OBJETIVOS


Possibilitar o desenvolvimento integral dos alunos considerando os seus conhecimentos, garantir sua ampliação e aquisição de novos conhecimentos e dessa forma cumprir a finalidade básica do Ensino Fundamental.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Desenvolver o universo cultural e social do aluno permitindo-lhe refletir e observar os animais.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita através das observações.
  • Proporcionar o conhecimento de novos animais.
  • Respeitar as regras de parques públicos.
  • Conhecer alguns tipos de animais, a representação do seu habitat e sua alimentação.
  • Conscientizar as crianças da importância dos recursos naturais e sua conservação.
  • Conscientizar a necessidade de manter os locais limpos e em conservação.
  • Ampliação dos conhecimentos sobre os animais dentro do contexto Amazônico.
  • Oferecer oportunidades para as crianças desenvolverem auto-estima, respeito, solidariedade, responsabilidade e a amizade. 
 
DIFERENÇA ENTRE PASSEIO ESCOLAR E ESTUDO DO MEIO


Antigamente, levar os alunos a museus, zoológicos e indústrias era considerado passeio escolar. Hoje, o nome correto é estudo do meio. Mas, afinal, qual a diferença? “Passeio é para lazer, recreação. O estudo do meio está inserido na aprendizagem, é uma forma de ampliar o conhecimento


ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO



No estudo do meio, os alunos serão divididos em grupos,  cada equipe ficará com um assunto a ser analisado/ pesquisado  de forma que  futuramente possam apresentar as informações aos outros colegas em um segundo momento.


AS EQUIPES

EQUIPE 01: COR VERMELHA

ASSUNTO DE PESQUISA: HABITAT E ALIMENTO DOS ANIMAIS


OBJETIVO: Observar o modo de vida, alimentação e características dos diferentes animais.


QUESTIONAMENTOS:  - Como vivem?

                                     - Como se alimentam?

                                     - Quais as características?



EQUIPE 02: COR VERDE

ASSUNTO DE PESQUISA: ABRIGO DOS ANIMAIS


OBJETIVO: Observar os locais reservados para a sobrevivência dos animais dentro do zoológico.


QUESTIONAMENTOS:  - É adequado?

                                     - Quais os aspectos positivos?

                                     - Quais os aspectos negativos?



EQUIPE 03: COR PRETA

ASSUNTO DE PESQUISA: RESPEITO AOS ANIMAIS


OBJETIVO: Observar a importância da preservação do meio ambiente e do respeito à natureza e às formas de vida.


QUESTIONAMENTOS:  - O animal está sendo respeitado?

                                     - Quais os aspectos positivos?

                                     - Quais os aspectos negativos?


EQUIPE 04: COR AZUL

ASSUNTO DE PESQUISA: ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO


OBJETIVO: Observar quais animais correm o risco de terem sua espécie extinta.


QUESTIONAMENTOS:  - Existe dentro do Zoológico, animais em risco?

                                     - Quais os cuidados do Zoológico para com os animais?

                                  


ATENÇÃO!!!



  • Ao final da visita, todos devem ter condições de comentar sobre os assuntos propostos pelo professor em sala de aula. 
  • ·         Durante a pesquisa de campo, procurar registrar com fotografias todo o percurso, fazendo pausa e pontuando aspectos importantes quando achar necessário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário